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Terça, 12 de Dezembro de 2017
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Governo de Goiás já produziu 32 mil documentos 100% digitais
08/11/2017 15h30

O Governo de Goiás está comemorando o sucesso de implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que veio eliminar o uso de papel nos órgãos do Poder Executivo. Desde o início de outubro, todos os memorandos, ofícios, portarias e outros processos estão sendo totalmente digitais. De acordo com levantamento da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), gestora do processo, o SEI já produziu 32.418 documentos digitais e outros 63.519 documentos externos foram também digitalizados, em substituição aos antigos processos em papel.

Nos primeiros 30 dias de operacionalização do SEI no Governo de Goiás, a Segplan foi o órgão que mais gerou documentos digitais. Foram 6.636 e outros 5.082 documentos externos foram digitalizados. Em seguida vem a Secretaria da Saúde, com 4.713 processos gerados e 6.747 digitalizados; a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, com 2.638 documentos gerados eletronicamente e 5.063 digitalizados; a Secretaria da Fazenda, com 2.016 gerados e 5.359 digitalizados; e o Detran, com 1.891 processos gerados eletronicamente e 5.277 digitalizados.

O procurador do Estado, chefe da Advocacia Setorial da Vice-Governadoria, Wagner Portela Mendonça, é um dos adeptos da utilização do SEI. “O processo veio facilitar nosso trabalho, dando mais transparência e segurança aos processos públicos”, disse. Ele brinca que, em sua mesa, o papel agora virou suporte para levantar a tela do computador. “Todos os documentos que tramitam na Vice-Governadoria são pelo sistema digital, que veio facilitar e agilizar nosso trabalho, além de ser gratuito e gerar economia para o Estado, pois não precisamos mais de usar papel, ajudando inclusive a preservar o meio ambiente”, acrescenta.

O secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, afirma que com o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) o Estado deu um imenso salto na gestão pública. “A sociedade toda ganhou com a digitalização dos documentos, que garante mais agilidade no andamento dos processos, transparência e segurança, lembrando ainda que este é um projeto de Estado e não de Governo”, disse.    Ele acrescentou ainda que o sistema confirma o pioneirismo e a inovação do Governador Marconi e é um dos grandes legados da gestão Estadual.

Com o SEI, o gestor público pode assinar todos os documentos remotamente, o que representará mais rapidez na tramitação e também economia no uso de papel e impressoras. O próprio secretário conta que, no último feriado do mês de outubro, durante uma viagem com a família, recebeu um documento pelo SEI. “Acessei o sistema, analisei o documento, e no mesmo instante assinei e o devolvi para as devidas providências, numa prova, ainda maior, da eficiência do SEI e de sua importância tecnológica para a administração pública”.

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e foi escolhido como solução de processos eletrônicos no âmbito do Projeto Eletrônico Nacional (PEN), coordenado pelo Ministério do Planejamento. A cessão da ferramenta é gratuita e a Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás começou a implantação no ano passado.

A proposta da Segplan é que as empresas públicas e municípios goianos também adotem a solução a partir do próximo ano, para que, assim, a comunicação entre entidades de diferentes esferas governamentais seja mais rápida, segura e eficiente.

Comunicação Setorial – Segplan

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